Instituto Pensar - Cultura do DF anuncia convênio para reativar Teatro Nacional

Cultura do DF anuncia convênio para reativar Teatro Nacional

por: Mônica Oliveira


O Teatro Nacional de Brasília está interditado há mais de seis anos. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A tão esperada reforma para reativação do Teatro Nacional de Brasília promete sair. Demanda antiga da classe artística e da população do Distrito Federal, a restauração da Sala Martins Penna, no Teatro Nacional Claudio Santoro (TNCS), foi anunciada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Segundo a Agência Brasília a iniciativa será realizada por meio do Convênio nº 1/2020, assinado pela Secec em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A instituição será o braço executor da obra.

A intenção, publicada na edição do Diário Oficial do DF dessa segunda-feira (3), abre caminho para a revitalização do espaço, interditado há mais de seis anos.

"Temos a obrigação moral de devolver o Teatro Nacional para a população não apenas de Brasília, mas do Brasil”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. "O Teatro Nacional é símbolo da cultura e referência em todo o mundo”.

De acordo com a secretaria, o convênio fornece o apoio necessário ao processo licitatório de restauro. Os recursos serão destinados pela Secec à empresa pública para a contratação de serviços técnicos necessários à complementação dos projetos da licitação da obra.

Captação de recursos

No final de 2019, a secretaria captou R$ 33 milhões, por meio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A verba será destinada à reforma da Sala Martins Pena, segundo espaço mais importante do complexo.

O diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, assegurou que o governo distrital está empenhado na "missão” de recuperação do espaço.

"Sabemos que a assinatura desse convênio é fundamental para o DF, pois trata-se do primeiro passo para a reforma do Teatro Nacional, um marco para a cultura de Brasília e de todo o Brasil, um compromisso do governador Ibaneis Rocha.”

O projeto de restauro da sala inclui, por exemplo, acessibilidade do local, segurança, acústica, iluminação cênica e mudanças nas poltronas, palco e piso.

Também entram os painéis do artista Athos Bulcão nas áreas internas e externas e o paisagismo de Burle Marx. Concluída essa obra, a Secec informa que todos os esforços serão direcionados para a Sala Villa-Lobos.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: